C17 – As TIC ao serviço da autonomia e da aprendizagem (projeto SUPERTABi Maia)
Nélia Gomes; Marco Bento
n.cathy.g@gmail.com; macbento@hotmail.com
Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho; CIEd Universidade do Minho
O século XXI entrou na minha sala (3.º ano do 1CEB do AE Dr. Vieira de Carvalho) em setembro 2019 quando aderi e envolvi no Projeto SUPERTABi Maia, com todas as condições e apoio que o projeto pressupõe (apoio técnico e logístico, formação, tutoria entre pares – professores).
Partilho alguns exemplos práticos de operacionalização do projeto:
Utilização da app “Dicionário da Porto Editora” sempre que surge uma dúvida sobre o significado de determinada palavra na leitura de um texto; visionamento de vídeos educativos com a possibilidade de os rever quando algum pormenor/conteúdo não foi bem entendido (flipped learning), com a disponibilização de todos os recursos on-line; visualização de vídeos relacionados com o texto em Banda Desenhada e a transformação do texto construído em BD; pesquisa de “imagens” do motor de busca duckduckgo, facilitando a construção das vinhetas da BD; fotografia da BD criada e publicação no Padlet da turma e a transcrição do texto narrativo com partilha na drive da turma; construção de um jogo Kahoot com perguntas e respostas pensadas pelos grupos, acerca do texto em BD.
Desengane-se quem pensa que estes alunos se isolam ou tornam mais individualistas, verifica-se precisamente o contrário! Assim que surge um problema técnico ou de conteúdo, os colegas estão prontos para ajudar. E, quando a aprendizagem parece não acontecer de acordo com as expectativas do próprio aluno, este encontra auxílio junto de um colega próximo.