C23 – As TIC na educação como resposta ao processo ensino-aprendizagem em fase de pandemia
Brites Maria Ferreira Marques
brima@sapo.pt
Agrupamento de Escolas de Esmoriz – Ovar Norte
Em fase de Pandemia, as novas tecnologias, desta era digital, são ferramentas de comunicação e interação, potenciadoras no processo de ensino e aprendizagem. Assim, a necessidade de execução de boas práticas e modelos de aprendizagem passou a ser tema diário de conversação entre a população escolar e tem sido essencial para um novo rumo no Ensino à Distância (E@D).
Sobreviver na sociedade do Séc. XXI, implica desenvolver capacidades para novas tarefas escolares, predisposição para novas aprendizagens, trabalho cooperativo, colaborativo, articulado e formativo.
Perceber, “organizar e gerenciar uma boa escola, exige flexibilidade e diversificação de práticas, visando adequá-las à natureza de cada problema” (Mello, 1994:19), é perceber que escola e docentes não estavam preparados para essa adequação de práticas ao ensino e aprendizagem durante a Pandemia.
As atuais dificuldades, permite distinguir três tipologias de domínio e utilização das ferramentas digitais e tecnológicas por parte dos professores: a utilização Ativa (total), Reservada (parcial) e Passiva (pseudo) das TIC.
Neste novo paradigma do E@D, a escola deve assumir um papel fundamental na formação dos docentes, na importância das TIC no processo de Ensino-Aprendizagem e na atualização de equipamentos ajustados ao atual sistema. A utilização das TIC de forma clara e consciente, tem implicações profundas no sucesso educativo dos alunos, no trabalho desenvolvido pelos docentes e na construção de uma escola eficaz.
REFERÊNCIAS:
Brito, A. R. (2010). “Las TIC en Educación preescolar portuguesa: actitudes, medios y prácticas de Educadores de Infancia y de los niños”. Dissertação de Doutoramento apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Málaga.
Cabero, J., Cebrian, M., & Duarte, A. (2000). “Las nuevas tecnologías para la mejora educativa”. In Algunas comunicaciones y ponencias del Congreso Edutec99 Sevilla: Kronos.
Mello, G. (1994). “Escolas Eficazes: um sistema revisitado”. Brasília: MEC/SEF/UNESCO.
Pesqueira, A. B. (2001). “De las competencias reflexivas al modelo profesional. Enseñanza”. España.
Pires, S. (2009). Tese de Mestrado “Interesses das crianças na utilização autónoma do computador, em contexto escolar e familiar”, Universidade do Minho, Braga.
Ricoy, M. C. (2006). “Las tecnologías de la información y comunicación en la educación: potencialidades y condicionantes que presentan”. Anuario Ininco.