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Gamificar a avaliação com kahoot! e nearpod

Vitor Gonçalves

vg@ipb.pt

CIEB, CCTIC, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

 

Nunca antes o dia a dia foi tão recheado de ambientes virtuais de aprendizagem ou plataformas de e-learning (Moodle, Sakai, Google Classroom, Microsoft Teams, entre outras) para interagir com conteúdos e atividades e interagir com os parceiros de aprendizagem; de sistemas de videoconferência (Zoom, Cisco Webex, Google Meet, Skype, entre outras) para realizar sessões síncronas de áudio e vídeo, incluindo opções de partilha de área de trabalho, aplicativos, ficheiros e quadro branco; ou de outros programas que permitam a construção de apresentações ou tutoriais de vídeo (LOOM ou o Screencast-o-matic, entre outros) para capturar o ecrã em vídeo, permitindo que o professor ilustre o seu discurso com aplicações informáticas, apresentações eletrónicas ou outros materiais; ou a construção de recursos e atividades educativas online baseadas na gamificação. Tanto o ensino a distância como o ensino presencial podem ganhar com a gamificação ao usufruir de recursos baseados em mecânicas de jogos e pensamentos orientados a jogos para enriquecer os contextos de aprendizagem e distribuir atividades de avaliação formativa através de ferramentas, tais como: kahoot!, nearpod, Quizlet, Quizizz e Socrative, entre outras.

Desta panóplia de tecnologias educativas, o presente workshop incidirá sobre duas delas: o kahoot! para construir e disponibilizar exercícios de avaliação formativa e o nearpod para disponibilizar não só interação com conteúdos, mas também interação com atividades e exercícios de avaliação formativa.