Menu Fechar

A plataforma Khan Academy na sala de aula de matemática

Teresa Fernandes; Amélia Santos; Marisa Garcia; Fernanda Cruz

teresa-p-fernandes@telecom.pt; amelia.santo@aepmos.pt; marisa.garcia@aepmos.pt; fernanda.cruz@aepmos.pt

(ccTIC Educom, Fundação Altice, AE Porto de Mós)

A Khan Academy é uma ONG cuja missão é oferecer uma educação de qualidade a qualquer pessoa, em qualquer lugar e de forma totalmente gratuita, através de uma plataforma educativa e interativa online. Desde 2013 que a Fundação Altice tem garantido a tradução e a adaptação dos conteúdos originais disponíveis na plataforma norte-americana para a realidade educativa portuguesa.

Perante o atual cenário de pandemia, a plataforma Khan Academy tem vindo a assumir-se como uma importante ferramenta de apoio para alunos, encarregados de educação e professores, contribuindo para fomentar o processo de ensino e de aprendizagem.

Além de várias características, tais como: gamificação, exercícios interativos com pistas e vídeos explicativos, relatórios de progresso, que promovem a autonomia e a motivação para a aprendizagem da matemática, a plataforma é também um repositório de conteúdos que podem ser utilizados, pelo professor e/ou pelo aluno de forma autónoma, para iniciar, rever ou complementar um conteúdo.

Com esta sessão prática pretende-se que o utilizador comece a dar os primeiros passos na KA, apresentando as principais funcionalidades da plataforma, e que apreenda algumas formas de implementação dos recursos digitais da plataforma na aula de matemática, contando, para isso, com a colabroração de três professoras, que participaram, no projeto “Aprender e Ensinar Matemática com a Khan Academy”, uma iniciativa conjunta da DGE, Educom e Fundação Altice Portugal.

A sessão prática destina-se a professores de matemática de todos os níveis de ensino e a professores do 1.º ciclo.

Número máximo de participantes: 25

Requisitos necessários para a participação:

  • Computador;
  • Acesso à Internet;

logos da entidade financiadora