Menu Fechar

Utilização de Realidade Aumentada (RA) no primeiro ciclo

Ana Chambel

aachambel@hotmail.com

 

A Realidade Aumentada (RA) permite a mediação entre o digital e uma realidade existente (artefactos físicos), em tempo real, tornando-a mais significativa, através da capacidade de interagir com ela (Kesim et al., 2012). Como tal, esta apresenta-se como uma estratégia de materializar os conceitos que poderão ser ainda algo abstratos para crianças do primeiro ciclo.

Esta ferramenta é desenvolvida através de aplicações, muitas destas de acesso gratuito, e utilizada em equipamentos móveis com câmaras e acesso à internet, sejam estes tablets ou smartphones.

Em tempos de transição digital e com salas de aula que possuem cada vez mais e melhores meios tecnológicos, é, pois, importante adaptar os métodos de ensino aos alunos, já estes nativos digitais, apostando em metodologias ativas para o desenvolvimento de competências do séc. XXI tais como a criatividade, a colaboração e o espírito crítico numa visão interdisciplinar da abordagem dos currículos.

Esta comunicação apresenta-se como uma partilha de estratégias e atividades já implementadas e testadas em duas turmas de primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Sampaio, Sesimbra, nas quais apenas com recurso a tablets ou smartphones, sob orientação da professora Ana Chambel, alunos de 2.º e 4.º anos trabalharam conteúdos de todas as áreas curriculares com recurso a três aplicações de realidade aumentada (Metaverse, AR Platonic Solids e Quiver) em dinâmicas de trabalho colaborativo em sala de aula.