Warning: The magic method Hugeit_Slider::__sleep() must have public visibility in /home/educompt/public_html/wordpress/TIC-Portugal-21/wp-content/plugins/slider-image/slider.php on line 262

Warning: The magic method Hugeit_Slider::__wakeup() must have public visibility in /home/educompt/public_html/wordpress/TIC-Portugal-21/wp-content/plugins/slider-image/slider.php on line 264
A aplicação phyphox é um laboratório portátil de Física – TIC@Portugal'21
Menu Fechar

A aplicação phyphox é um laboratório portátil de Física

Carlos Saraiva; Albino Pinto

carlos.saraiva1@gmail.com; albinorafaelpinto@gmail.com

 

A variedade de sensores, a sua portabilidade e a sua acessibilidade fazem dos telemóveis e das aplicações um excelente recurso digital para ser explorado. A aplicação phyphox é muito versátil e pode ser usada em experiências de luz, pressão, mecânica e eletromagnetismo. Nesta comunicação, vamos explorar a potencialidade desta app como osciloscópio que foi uma atividade proposta aos alunos durante a pandemia COVID-19 e que pode ser replicada com sucesso em qualquer escola. Os professores e alunos podem usá-la para “medir períodos e calcular frequências dos sinais obtidos comparando-os com os valores indicados nos aparelhos que os originam” tal como é proposto na atividade laboratorial AL 2.1. Características do som que consta no programa de física do 11º ano.

Na verdade, os professores de Física e os alunos têm um osciloscópio no “bolso”. Esta aplicação tem muitas outras funcionalidades que a tornam um recurso digital com enormes potencialidades no ensino da física como instrumento de medida.

Referências:

  • https://phyphox.org/
  • Vídeo “O meu telemóvel é um osciloscópio”: https://youtu.be/l0Gg059wUxc.
  • Albino Rafael Pinto e Carlos Saraiva, Determinação do valor da aceleração gravítica com a aplicação phyphox, Gazeta de Física, Vol, Nº 1, pp. 18-20, 2021.