Maria Barbosa
mariamanuelbarbosa1975@gmail.com
Com esta apresentação pretendo partilhar uma metodologia, baseada em estratégias de aprendizagem ativa com recurso a ferramentas digitais, colocando o aluno como agente ativo no processo de aprendizagem.
Sendo as Ciências uma área com uma componente prática notória, poder parecer que as TIC terão pouco a acrescentar, contudo a expressão pôr as “mãos na massa” pode ser exponenciada ao máximo através das ferramentas que explorarei na minha apresentação, nomeadamente Mentimeter, TEDEd, Edpuzzle, ThingLink, Padlet, Quizizz, Socrative e Flipgrid.
As Ciências encontram, agora mais do que nunca, um excelente aliado, o recurso às TIC que para além de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais apelativo e célere, conferem um realismo e proximidade que os manuais convencionais não alcançam, caminhando no mesmo sentido que os alunos nesta sociedade cada vez mais digital.
Na minha comunicação pretendo concretizar os seguintes objetivos:
- sensibilizar os docentes para um maior uso de ferramentas digitais, nomeadamente as que promovem a avaliação formativa;
- mostrar que existem múltiplas possibilidades de ferramentas e recursos digitais em Ciências;
- partilhar as vantagens desta metodologia de ensino e aprendizagem;
- fomentar a necessidade de iniciar novas abordagens de trabalho na mais tenra idade;
- combater a iliteracia digital dos discentes e docentes;
- partilhar o feedback obtido no âmbito da implementação de um cenário de aprendizagem.