Menu Fechar

O modernismo de hoje e o obsoleto de ontem no ensino das Ciências

Maria Barbosa

mariamanuelbarbosa1975@gmail.com

 

Com esta apresentação pretendo partilhar uma metodologia, baseada em estratégias de aprendizagem ativa com recurso a ferramentas digitais, colocando o aluno como agente ativo no processo de aprendizagem.

Sendo as Ciências uma área com uma componente prática notória, poder parecer que as TIC terão pouco a acrescentar, contudo a expressão pôr as “mãos na massa” pode ser exponenciada ao máximo através das ferramentas que explorarei na minha apresentação, nomeadamente Mentimeter, TEDEd, Edpuzzle, ThingLink, Padlet, Quizizz, Socrative e Flipgrid.

As Ciências encontram, agora mais do que nunca, um excelente aliado, o recurso às TIC que para além de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais apelativo e célere, conferem um realismo e proximidade que os manuais convencionais não alcançam, caminhando no mesmo sentido que os alunos nesta sociedade cada vez mais digital.

Na minha comunicação pretendo concretizar os seguintes objetivos:

  • sensibilizar os docentes para um maior uso de ferramentas digitais, nomeadamente as que promovem a avaliação formativa;
  • mostrar que existem múltiplas possibilidades de ferramentas e recursos digitais em Ciências;
  • partilhar as vantagens desta metodologia de ensino e aprendizagem;
  • fomentar a necessidade de iniciar novas abordagens de trabalho na mais tenra idade;
  • combater a iliteracia digital dos discentes e docentes;
  • partilhar o feedback obtido no âmbito da implementação de um cenário de aprendizagem.