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Aprender presencialmente ou à distância com a app MILAGE APRENDER+ nas disciplinas de Espanhol e Português

Joaquim Almeida, Maria de Lurdes Martins e Adelina Moura

joaquim.miguel.almeida@sa-miranda.net

ccTIC Univ. Minho – Braga

 

A app MILAGE APRENDER+ desenvolvida pela Universidade do Algarve, disponibiliza um conjunto de materiais para o ensino das disciplinas curriculares, organizados por anos de escolaridade, que podem ser utilizados em aulas presenciais ou à distância, com total autonomia do aluno.

O projeto MILAGE APRENDER+, apoiado pela Direção Geral de Educação, Associação de Professores de Matemática, Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Imprensa e Centro de Sensibilização SeguraNet, pretende:

  1. ajudar todos os alunos a aprenderem, aproveitando as potencialidades dos smartphones, tablets, computadores, num modelo de ensino presencial e a distância, conjugado com um modelo pedagógico desenvolvido para motivar os alunos e promover uma aprendizagem ativa, centrada no aluno, com maior autonomia e diferentes estilos de aprendizagem em ambiente gamificado e com vídeos educacionais;
  2. desenvolver uma comunidade de partilha de professores e alunos autores, potenciando o desenvolvimento de recursos personalizados, de competências digitais e transversais (soft skills) que se traduzem em novas práticas pedagógicas.

Nesta sessão prática, iremos explorar as principais funcionalidades da app MILAGE APRENDER+, mostrando exemplos de recursos das disciplinas de ESPANHOL e PORTUGUÊS, refletindo sobre as possibilidades da sua utilização nos contextos educativos dos professores.

 

Destinatários: Professores de todos os níveis de ensino

Número máximo de participantes: 20

Requisitos necessários para a participação:

  • Computador;
  • acesso à Internet;
  • Os participantes devem instalar previamente a aplicação Milage Aprender + nos seus smartphones/tablets, descarregando a aplicação através da loja Google Play ou App Store.


Projeto MILAGE APRENDER+: https://www.milage.io/; https://www.facebook.com/milagelearnplus/

Notas Biográficas:
Joaquim Almeida – Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Espanhóis, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 2004.
Professor dos ensinos básico e secundário do grupo 350 – Espanhol, desde 2004. Neste momento, integra os quadros do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, em Braga. Coordenador do projeto INOV@SÁ e do projeto multidisciplinar Pedagogia para a autonomia e sucesso educativo. Embaixador Digital do CFAE Sá de Miranda. Formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Especializou-se em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras, em 2011, e em Tecnologia Educativa, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. Em 2020, especializou-se em Español Lengua Segunda/Lengua Extranjera, pelo Instituto de Línguas e Ciências Humanas da Universidade do Minho. Neste momento está em preparação da dissertação de mestrado sobre os contributos da app MILAGE no desenvolvimento da autonomia no processo de ensino e aprendizagem de vocabulário na disciplina de Espanhol. Autor do blogue “Vamos a Aprender Español”, projeto iniciado em 2012. Etwinner desde 2014 e Mentor eTwinning, galardoado com vários selos de qualidade eTwinning nacionais e europeus. Em 2019 recebeu o Prémio Nacional eTwinning na categoria “Ensino Secundário” com o projeto colaborativo “Yo-Persona”. Embaixador e formador MILAGE APRENDER+. Integra a equipa do projetoTools4Edu.

Lurdes Martins – Lurdes Martins é professora de Espanhol/Português e formadora de professores, certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (desde 2010). Realizou a investigação “Processos discursivos de (re)construção do conceito de literacia: o papel dos media” (no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português) e a investigação “A utilização das TIC em contexto de ensino/aprendizagem: potencialidades da Internet na promoção da expressão escrita” (no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário). Entusiasta das TIC e da sua integração simbiótica na prática letiva. Exerce a função de Embaixadora Digital pelo CFAE Braga Sul.

Adelina Moura – Adelina Moura tem Licenciatura em Ensino do Português e Francês, DESE em Administração Escolar, Mestrado em Supervisão Pedagógica do Ensino do Português e Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa. Tem vindo a desenvolver investigação na área do Mobile Learning, com várias publicações em Portugal e no estrangeiro. É docente do ensino básico e secundário, tutora de cursos de formação a distância do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e formadora da formação contínua de professores, em didáticas específicas (Português e Francês) e tecnologia educativa. É investigadora integrada do grupo de I&D – GILT (Games Interaction and Learning Technology), sedeado no Instituto Superior de Engenharia do Porto, e membro do grupo LabTE (Laboratório de Tecnologia Educativa), da Universidade de Coimbra. É colaboradora do Plano Nacional de Leitura 2027.