Menu Fechar

Aprendizagem colaborativa suportada no vídeo: materiais de suporte aos professores e o projeto ViSuAL

José Luís Ramos; Rui Gonçalo Espadeiro; Ricardo Monginho; Frank de Jong*
jlramos@uevora.pt; rge@uevora.pt; ricardomonginho@gmail.com

 

Esta comunicação pretende dar a conhecer o trabalho de investigação levado a cabo no âmbito da Aliança do Conhecimento Erasmus+ K2 Video-Supported Collaborative Learning (ViSuAL) e alguns dos materiais de suporte à prática docente, criados no referido projeto ao longo dos últimos três anos: MOOC, Mesh Guide e Teachers Manual.

Este projeto reuniu especialistas de 6 instituições de ensino superior (IES) de formação de professores e 6 empresas de tecnologia educacional de toda a Europa.

O “Video-Supported Collaborative Learning MOOC” trata-se de um curso que permite obter a quem o frequenta uma visão mais abrangente acerca da aprendizagem colaborativa suportada no vídeo.

O “Video-Supported Collaborative Learning Mesh Guide” pretende servir de inspiração a formadores de professores, alunos-professores, professores em todos os níveis educacionais e gestores de organizações educacionais para que estes tentem fazer uso do vídeo para apoiar a aprendizagem e, em particular, a aprendizagem colaborativa.

O “Video-Supported Collaborative Learning Teachers Manual” consiste num manual que combina a utilização pedagógica baseada em evidências de vídeos e aprendizagem colaborativa com suporte de computador na aprendizagem colaborativa suportada no vídeo, bem como cooperação e cocriação com empresas de tecnologia educacional para capitalizar soluções e ferramentas de vídeo de ponta.

 

* Coordenador do Projeto ViSuAL