Warning: The magic method Hugeit_Slider::__sleep() must have public visibility in /home/educompt/public_html/wordpress/TIC-Portugal-21/wp-content/plugins/slider-image/slider.php on line 262

Warning: The magic method Hugeit_Slider::__wakeup() must have public visibility in /home/educompt/public_html/wordpress/TIC-Portugal-21/wp-content/plugins/slider-image/slider.php on line 264
As TIC ao serviço da flexibilidade – TIC@Portugal'21
Menu Fechar

As TIC ao serviço da flexibilidade

Tânia Serrão; Maria Ferreira; Noélia Gomes

taniaserrao@edu.madeira.gov.pt; noemiferreira@edu.madeira.gov.pt; gomesnoelia@hotmail.com

 

Implementado em 3 turmas do 4.º ano de escolaridade, o cenário de aprendizagem “Quem foi Beethoven?” tinha dois objetivos: comemorar o 250.º aniversário do nascimento de Beethoven, dando a conhecer algumas das suas obras e desenvolver competências digitais, musicais e plásticas nos alunos. Estiveram envolvidas as atividades de TIC, Expressão Plástica e Expressão Musical e Dramática. Este cenário cruzou-se com 2 projetos transversais do nosso Plano Anual de Atividades: Projeto Eco-Escolas e Festa do Livro.

Numa fase inicial, os alunos escutaram a leitura do poema de Matilde Rosa Araújo “Balada das vinte meninas friorentas” e a Sinfonia n.º 6 com o objetivo de identificarem possíveis pontos de aproximação.

Com recurso a perguntas orientadoras, os alunos realizaram uma pesquisa sobre este compositor no Google e com as informações recolhidas fizeram um vídeo no Adobe Spark.

Nas aulas de Expressão Musical e Dramática aprenderam a cantar e a tocar o Hino da Alegria e nas de Expressão Plástica construíram instrumentos musicais com materiais recicláveis. Nas aulas de TIC, conheceram os materiais bons e maus condutores de energia elétrica com a ajuda do Makey Makey e os seus instrumentos ganharam sons inusitados com a programação no Scratch. As crianças criaram improvisos musicais em pequenos grupos.

Com este trabalho, os alunos são agora capazes de reconhecer obras de Beethoven. Aprenderam a colaborar e a resolver problemas e compreendem melhor a interligação dos saberes.