Menu Fechar

Be Ocean Wise an European Blue School Project

Maria Manuela Fatela Ribeiro Valentim

manuela.teixeira@agrupalbertoiria.edu.pt

 

Be Ocean Wise é um projeto global centrado no aluno, interdisciplinar, com abordagem prática voltada para o encontrar soluções e consciencializar os nossos jovens do valor do nosso Oceano e dos #ODS, particularmente o ODS 14, a fim de os capacitar e preparar para se tornarem cidadãos globais, responsáveis, empáticos e criadores de mudanças.

Este projeto pretendeu despertar a valorização do nosso Oceano e Património Natural, que precisam de ser protegidos e preservados, considerados de valor excecional para a humanidade e cuja conservação é importante para as gerações atuais e futuras. Assim, alunos de 3 países parceiros: Portugal, Croácia e Roménia decidiram tornar-se guardiões do Oceano para as próximas gerações. Este projeto recebeu o certificado de European Blue School emitido pela União Europeia.

Na abordagem deste projeto as atividades desenvolvidas atenderam aos princípios do Perfil do Aluno à Saída do Escolaridade Obrigatória e permitiram colocar em prática os DAC, desde que o seu objetivo atendesse não só aos conteúdos da disciplina de Língua Inglesa, mas também Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais; Educação Visual; Educação Tecnológica; Físico-Química e sobretudo conteúdos TIC. As atividades permitiram que os alunos adquirissem aprendizagens essenciais para um cidadão global no século 21.

Os alunos criaram ebooks; BD; apresentações; infográficos; jogos; animações; um mapa interativo – que constam no nosso Website no Googlesites: https://sites.google.com/agrupalbertoiria.edu.pt/beoceanwiseaneuropeanblueschoo/who-we-are