Menu Fechar

Capacitação de Formadores e Professores para (re)aprendizagens num cenário emergente

 Ricardo Oliveira

jricardol@gmail.com

CFAE Novafoco

 

Nos dias de hoje já ninguém duvidará que a pandemia nos apressou o passo. Empurrou-nos para terrenos desconhecidos, conduzindo-nos para ensaios apressados quanto ao modo e frequência do uso de plataformas e de ferramentas digitais. Os Centro de Formação de Agrupamentos de Escola (CFAE) não ficaram afastados de todo este cenário de emergência. Concretamente o CFAE Novafoco procurou desenvolver o seu papel de apoio às escolas através de duas fases estratégicas e complementares:

Na primeira fase, na capacitação de formadores, com um curso de 12 horas, acerca da conceção e desenvolvimento de conteúdos para a formação a distância.

Na segunda fase, na capacitação dos professores, com uma oficina de 50 horas, sobre a relevância do roteiro pedagógico à conceção de conteúdos e de tarefas digitais em Educação a Distância.

Globalmente, pretendeu-se: i) reconhecer a importância do desenho pedagógico na estruturação de conteúdos e de tarefas pedagógicas para ambientes digitais; ii) promover a prática formativa e de ensino sustentada em ambientes online, com recurso a diversificadas ferramentas digitais de produção, de comunicação e de avaliação; iii) conceber e desenvolver conteúdos e tarefas pedagógicas para o regime de ensino a distância; e iv) partilhar práticas pedagógicas relevantes.