Paula Pinto; Cláudia Franco
paulapinto@avelt.org; claudiafranco@avelt.org
A presente comunicação pretende refletir sobre o trabalho que foi realizado numa Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Community of Practice – CoP).
Esta Comunidade surgiu da necessidade de reflexão conjunta sobre três ideias fundamentais: i) a ideia de que as tecnologias não surgem para além do currículo e não dificultam que este seja cumprido; ii) a necessidade formativa dos professores com menos experiência na utilização pedagógica das Tecnologias Digitais (TD); iii) a reflexão sobre as dificuldades sentidas ao gerir a sala de aula, alterada pela introdução de tecnologias digitais.
Assim, esta comunidade juntou um conjunto de professores interessados em utilizar as TD, em contexto de sala de aula, associadas a estratégias de trabalho, com recurso a metodologias de aprendizagem ativa.
Durante as sessões de trabalho, registou-se uma participação muito ativa dos membros da CoP, tendo sido produzidos e testados materiais inter/transdisciplinares que permitiram alterar práticas pedagógicas.
No final do ano letivo, foi utilizado um questionário para recolha de dados sobre as perceções dos seus membros e as conclusões preliminares apontam para o sucesso desta iniciativa, uma vez que, na opinião da maioria dos intervenientes, a comunidade cumpriu o seu papel de apoio ao seu crescimento profissional.
Referências:
- Wenger, E. (1998). Communities of practice: learning, meaning, and identity. New York: Cambridge University Press.