Carlos Alberto Silva*; Ulisses Mota**
calbsilva@gmail.com; formacaouli66@gmail.com
ccTIC ESE/IP de Setúbal
Nesta Sessão Prática será usado o Google Forms para criar jogos de fuga educativos (Escape Rooms). Depois de uma apresentação inicial que enquadrará o tema e fornecerá dicas de utilização da ferramenta, os participantes criarão em grupo um Jogo de Fuga que apresentarão ao grande grupo na última parte da sessão.
Número máximo de participantes: 50
Requisitos necessários para a participação:
- Computador;
- Acesso à Internet;
- Conhecimentos básicos de edição do Google Forms
* Carlos Alberto Silva vive em Leiria e é diplomado em educação de infância, tendo-se especializado em Comunicação Educacional e Gestão da Informação. Desempenha atualmente funções de professor bibliotecário no Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, onde leciona Iniciação à Programação a alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade. Entre outras atividades, tem exercido nas áreas do teatro, das artes plásticas, do jornalismo, da animação cultural e do ensino e formação. Desenvolve diversas ações no âmbito da mediação e promoção da leitura, como autor e contador de histórias. Enquanto formador, ministra vários cursos e dinamiza oficinas no âmbito das Expressões Artísticas e da promoção e animação da leitura, bem como da Programação e Robótica Educativas e das TIC na Educação, em diversas escolas e centros de formação de professores.
** Ulisses José Pimentel da Mota, natural de Braga, nascido a 4 de agosto de 1966 e residente em Esposende. Licenciado em Humanidades pela Universidade Católica (Braga) e Pós-Graduação em Administração Escolar pela Universidade do Minho (Braga). Pertence ao Quadro da Escola Secundária Henrique Medina, Esposende, do grupo 300, e leciona as disciplinas de Português e de Literatura Portuguesa. É um apaixonado pelo que faz e tem procurado através dos Jogos de Fuga Educativos, com o recurso a múltiplas ferramentas digitais, implementar metodologias ativas, centradas nos alunos, procurando a inovação na sala de aula de forma a “comprometer” os alunos na construção das suas aprendizagens, permitindo que eles desenvolvam as suas competências.