Menu Fechar

Desafio #EstudoEmCasa – criação de blocos pedagógicos com recursos educativos digitais

Virgínia Esteves

virginia.esteves@ae-joserelvas.pt

Num tempo difícil de pandemia a aprendizagem dos alunos não podia ficar comprometida. Durante o primeiro confinamento, o projeto #EstudoEmCasa (#EEC) foi uma aposta da Direção Geral da Educação (DGE), ajudando alunos, professores e famílias na continuação das aprendizagens. Este ano letivo o projeto surgiu num novo formato, mas com o mesmo objetivo.

Fui convidada para integrar a equipa #EEC 2020/2021 e, desta forma, pretendo partilhar a minha experiência no projeto. Da saída da zona de conforto, da sala de aula, para um mundo desconhecido e a abertura muito mais do que da porta, a abertura ao mundo. Um grande desafio aceite e uma grande preocupação em contribuir para uma causa tão nobre, promovendo o direito à educação de igual forma, contribuindo para a continuação das aprendizagens e do sucesso dos alunos.

A preocupação em criar blocos pedagógicos motivadores foi sempre o meu foco do primeiro ao último. Da reflexão e da experiência cheguei à conclusão de que a utilização de recursos educativos digitais seria uma aposta e, desta forma, iria ao encontro dos interesses dos alunos. Criei recursos educativos digitais com diferentes ferramentas de forma a diversificar as atividades e metodologias utilizadas nos blocos.

As TIC ajudaram-me nesta missão, produzindo recursos verdadeiros aliados à promoção das aprendizagens. Os recursos #EEC serão disponibilizados e poderão ser utilizados no âmbito do Plano de Recuperação das Aprendizagens dos Alunos, das várias disciplinas.