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Desenvolver competências argumentativas em Filosofia com tecnologias digitais

Isabel Bernardo

isabelmariabernardo@yahoo.com

A sequência de atividades de aprendizagem em ambiente híbrido que se apresenta enquadra-se num processo desenvolvido, na disciplina de Filosofia, em dois anos de escolaridade com uma turma de 23 alunos do curso de Ciências e Tecnologias.

Ancoradas na LMS Moodle, e com recurso às aplicações digitais Genially, Tricider e Docs da Google Drive e a conteúdos fornecidos digitalmente (texto e vídeos), as atividades realizaram-se a partir de um dispositivo com um mapa conceptual e um mapa de argumentos.

Num percurso de seis blocos letivos de 90 minutos, aos alunos foram propostas 6 atividades de argumentação (formular argumentos, rebater a premissa de um argumento, rebater um argumento a partir da sua forma, identificar as falácias…) e de reflexão sobre o trabalho desenvolvido. Em cada atividade argumentativa foi dado feedback escrito e oral pela professora (para além do feedback interpares que ocorreu nas apresentações orais), sendo visível mudança nas estratégias argumentativas dos alunos ao longo das 6 atividades de argumentação.

Na discussão do trabalho realizado, pretende-se realçar a importância de um LMS para estruturar o trabalho em curso, agregar recursos e atividades e garantir aos alunos o acesso a informação.

Pretende-se ainda realçar a potencialidade do dispositivo de aprendizagem desenhado na facilitação da transição de um ensino presencial para um ensino não presencial ou na possibilidade da continuidade do trabalho de sala de aula para o trabalho autónomo dos alunos.