Mário Guedes*; Ana Paula Pina**
mario.guedes@dge.mec.pt; ana.paula.pina@dge.mec.pt
ccTIC Educom
Com as tecnologias emergentes, a escola enfrenta um grande desafio, uma vez que estas não se apresentam como um simples recurso ao serviço do trabalho escolar, mas têm um enorme potencial na sua renovação. É por isso obrigatório fazer uma revisão da própria educação e da pedagogia, fomentando práticas que vão ao encontro das necessidades dos alunos atuais.
O eTwinning promove esta renovação, colocando professores e alunos em ambientes de aprendizagem virtual, com especial enfoque na dinamização de projetos.
Este webinar assenta, igualmente, no pressuposto da importância do trabalho colaborativo e da necessidade de motivar os alunos para a aprendizagem, criando dinâmicas que se reflitam numa alteração positiva de práticas, motivadoras e enriquecedoras para todos os envolvidos e que vão ao encontro do preconizado no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Objetivos:
- Refletir sobre a prática pedagógica e didática na docência, designadamente no domínio da organização e gestão da sala de aula;
- Aplicar as tecnologias da informação e comunicação às didáticas específicas ou à gestão escolar;
Conteúdos:
- O trabalho colaborativo;
- As ferramentas digitais;
- A dinâmica do trabalho de projeto/colaborativo com recurso à plataforma eTwinning
Número máximo de participantes: 30
Requisitos necessários para a participação:
- Seria importante que os participantes estivessem já inscritos na plataforma eTwinning; no entanto, caso ainda não estejam, tal não será fator impeditivo.
* Mário Guedes é embaixador eTwinning para a região do Algarve – Agrupamento de Escolas Gil Eanes – Lagos
** Ana Paula Pina é embaixadora eTwinning para a região de Lisboa e Vale do Tejo – Agrupamento de Escolas do Barreiro
Mais informações na página dos embaixadores eTwinning.