Edite Cordeiro; Flora Silva; Paula Maria Barros
emc@ipb.pt; flora@ipb.pt; pbarros@ipb.pt
Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Instituto Politécnico de Bragança
Atualmente é consensual que as tecnologias e, em particular, as plataformas digitais educativas são instrumentos pedagógicos relevantes para a promoção da autonomia, do trabalho crítico e da autoformação dos estudantes. Além disso, o contexto educativo dos últimos tempos veio reforçar a sua pertinência.
A plataforma MathE (mathe.pixel-online.org) foi criada com o duplo objetivo de contribuir para incrementar o sucesso escolar e a autonomia dos estudantes do ensino superior, no âmbito de vários domínios da Matemática. Resultou do trabalho colaborativo de várias instituições europeias, entre as quais o Instituto Politécnico de Bragança, e encontra-se acessível a toda a comunidade académica de forma gratuita.
Nesta comunicação, apresentaremos as funcionalidades da plataforma MathE e os recursos pedagógicos associados ao tema “Geometria Analítica”, os quais foram desenvolvidos pelas autoras. Falaremos das suas potencialidades para realizar autoavaliação na perspetiva de um maior compromisso dos estudantes em superar dificuldades e desenvolver competências. Será debatida a importância de haver feedback imediato sobre as respostas certas ou erradas, seguido da sugestão de material que promova uma aprendizagem mais reflexiva dos conceitos relacionados com as questões não conseguidas.