Raquel Filipa Marques dos Santos
raquel.santos@ese.ipsantarem.pt
Ainda que a tecnologia tenha um crescimento exponencial e a programação já não seja uma novidade, a sua integração num contexto escolar, que vá para além do saber programar, é muito reduzida. São muitos os autores que defendem que aprender a programar tem de acontecer em contexto e, de preferência, para que os alunos aprendam conceitos de diferentes áreas. Para isso acontecer em sala de aula, é necessário que os professores passem por experiências semelhantes durante a sua formação. Nesta comunicação apresenta-se um estudo de caso de uma turma no 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica, em que os futuros educadores e professores abordaram conceitos de lógica booleana através da programação. Faz-se uma descrição da experiência e apresentam-se as suas perspetivas, aprendizagens e dificuldades ao longo de toda a experiência. Os resultados são positivos, tanto ao nível do conhecimento de programação, como em relação às atitudes e perspetivas dos futuros professores quanto à sua utilização em sala de aula.