Menu Fechar

Khan Academy – Vamos apanhar o “comboio” da Matemática

Ana Alarico; Ana António; Sandrine Anjos; José Cortez

ana.maria.alarico@aen2-abrantes.pt; ana.alexandra.antonio@aen2-abrantes.pt; sandrine.nobre.anjos@aen2-abrantes.pt; jose.manuel.cortez@aen2-abrantes.pt

A experiência pedagógica que nos propomos partilhar, decorreu no Agrupamento de Escolas N.º 2 de Abrantes e surge na sequência da participação no Projeto “Aprender e Ensinar Matemática com a Khan Academy” (KA). O desafio foi grande, a familiarização e a descoberta das potencialidades da plataforma só foi possível com a Capacitação de professores, promovida pela KA e dinamizada pelas Capacitadoras Ana Torres, Adosinda Almeida e Sofia Alves.

Depois de identificadas as dificuldades de aprendizagem dos alunos foram definidas e implementadas metodologias e estratégias, utilizando a KA, em diferentes contextos (E@D, sala de aula, trabalho autónomo, entre outras).

A utilização da plataforma da KA, ajudou alguns alunos a ultrapassar dificuldades, na disciplina de matemática, e outros a melhorar a qualidade do seu sucesso (Furner, Yahya, & Duffy, 2005). Atividades adaptadas às necessidades de cada aluno, a possibilidade de estes escolherem assuntos para trabalhar de forma autónoma e ao mesmo tempo orientada, a promoção de atividades práticas e interativas e a introdução da tecnologia, possíveis com a utilização da plataforma KA, foram uma forma de permitir aos alunos “Apanhar o comboio da Matemática”.

Propomo-nos partilhar alguns testemunhos e atividades desenvolvidas com os alunos, utilizando a KA, por considerarmos que esta representou uma mais-valia na promoção da sua curiosidade e do seu “gosto por aprender”.