Menu Fechar

Ler no digital

Cassia Cordeiro Furtado

cf.cfurtado@gmail.com

 

Este trabalho expõe os resultados finais de investigação proferida durante o Estágio Pós-Doutoral, realizado na Universidade de Aveiro, Portugal, que teve como objetivo geral analisar a experiência e o comportamento do usuário infantil, durante o processo de leitura, nos aplicativos de literatura infantil interativa.
A contínua evolução tecnológica tem afetado de modo preciso a cultura e o entretenimento, com a desmaterialização dos seus suportes, conduzindo fortemente a literatura para a tela, agregando inovadoras ferramentas ao texto, transformando o livro num conjunto híbrido de narrativa, jogo, vídeo e comunidade, estimulando assim a interação, imersão e a cocriação. Nessa conjuntura vanguardista convém investigar as novas experiências de leitura proporcionadas pela ciberliteratura, a fim de melhor se poder acompanhar o ritmo célere e nómada que baliza a cibercultura e compreender os leitores na atualidade.
Os resultados da pesquisa de campo sugerem que as crianças têm uma experiência de leitura positiva no uso de aplicativos de literatura e que novas linguagens e formatos contribuem para o estímulo à prática da leitura, pelo que devem ser inseridos nas atividades que promovam a literatura para a infância.
Os mediadores de leitura devem inserir a ciberliteratura na comunidade, como um novo serviço às atividades que envolvem narrativa e a competência literária, assim estarão aprimorando na criança o gosto pela literatura em diferentes linguagens, recursos e suportes.