Menu Fechar

Matemática “Out” with Ori`Education

Alexandre Torres; Marco Bento; José Alberto Lencastre; Celestino Magalhães; Sara Cruz; Carla Maia
alexandretorres1975@gmail.com; marcobento@esec.pt; jlencastre@ie.uminho.pt; celestino.magalhaes@gmail.com; sara.acruz@gmail.com; crmaia1075@gmail.com

 

A sociedade está num momento de enorme transformação, com a pandemia de COVID-19, e a educação não pode viver num mundo paralelo. Perante esta realidade, os professores tiveram que adaptar e (re)criar formas de promover as aprendizagens.

Neste contexto, o Geocaching é uma atividade, por excelência, que implica com a curiosidade, o desafio, o espírito da descoberta para potenciar a aprendizagem. A mesma realiza-se ao ar livre, recorrendo a diversas tecnologias para promover a dinâmica de caça ao tesouro.

Pretendemos partilhar a nossa versão de Geocaching, implementada na disciplina de matemática, no Colégio Santa Eulália, e designada por “Ori`Education”. Na concretização deste trabalho recorremos a Google Maps, Kahoot, Quizziz, Google Forms, QR-Code,… suportadas com os Chromebooks 1:1.

Ao mesmo tempo, e por se estar a tirar partido da mobilidade digital, envolvemos os alunos em atividades ao ar livre, onde a gamificação e a orientação se encontram na aprendizagem da matemática. Para a sua concretização e com vista à prossecução da mesma, os alunos realizaram as distintas atividades de matemática nos diferentes locais, seguindo a ordem pré-definida no mapa disponibilizado, recorrendo às regras da Orientação.

A interação e a colaboração aconteceram num ambiente ativo, estimulante e dinâmico, de forma individual e coletiva, contribuindo para o sucesso da aprendizagem. Matemática “Out”, mas dentro do mundo real, with Ori`Education, no Colégio Santa Eulália.

 

Autores: Alexandre Torres; Marco Bento; José Lencastre; Sara Cruz; Celestino Magalhães; Carla Maia