Menu Fechar

Mensagem secreta com números binários

Anabela Estudante

anabela.estudante@gmail.com

 

Na atividade “Mensagem secreta”, descodificam-se palavras utilizando uma cifra em que as letras do alfabeto são representadas por números escritos no sistema binário.

Serão apresentadas duas aplicações Web, na forma de um site, desenvolvidas para a produção da “Mensagem Secreta” e para a realização da atividade em aulas online. No site da Casa das Ciências pode ser efetuado o download das aplicações e consultado o guião de realização da atividade. Este recurso educativo está disponível em inglês na edição número 52 da revista online Science in School.

Esta atividade foi realizada numa aula de 50 minutos com duas turmas do 5º ano para assinalar o primeiro Dia Internacional da Matemática (ano letivo 2019/2020). Inspirada pela apresentação de Rui Espadeiro no evento regional Probótica 2018 (Faro) e TIC@Portugal’18 (Loulé) e em duas atividades do projeto CS Unplugged, possibilita a introdução ao conceito de numeração binária e contribui para a literacia digital, desenvolvimento do pensamento algorítmico e identificação de padrões, constituindo ainda um momento de utilização de cálculo mental.

A atividade poderá ser realizada em diferentes níveis de ensino, utilizando uma abordagem com diferentes graus de complexidade dos conceitos teóricos, nomeadamente o conceito de potência de base 2, que só é abordado a partir do 6 º ano de escolaridade.

Mensagem secreta com números binarios. Recurso Educativo (Matemática). https://www.casadasciencias.org/recurso/8935