Menu Fechar

Metodologia de Ensino Presente no Currículo de Formação Inicial dos Educadores de Infância Portugueses

Cristiano Rogério Vieira; Neuza Pedro

cristiamviera93@gmail.com; nspedro@ie.ulisboa.pt

 

A presente comunicação apresenta os resultados do processo de análise documental, assente numa metodologia de Análise de Conteúdo, realizada no programa das unidades curriculares estruturantes de 18 cursos de Mestrado em Educação Pré-escolar ativos no ano letivo 2019/2020, em 12 distritos de Portugal Continental.

O objetivo do estudo, prendeu-se a compreender como as tecnologias da informação e comunicação e as metodologias de ensino ativas e passivas encontram-se presentes no currículo de formação inicial dos educadores de infância portugueses.

Para o feito, foram analisadas as metodologias de ensino em 158 fichas de unidade curricular. Os resultados obtidos indicaram o avanço das metodologias ativas, que estimulam nos estudantes a autoaprendizagem, a reflexão, a análise e as tomadas de decisões (Diesel, Baldez & Martinez, 2017), bem como, as ferramentas de tecnologia usadas com maior frequência, entretanto, suas características e presenças identificadas ainda estão distantes do preconizado pelo quadro europeu de competência digital para educadores (DigCompEdu).

 

Palavras-chave: educação pré-escolar; formação inicial de professores; metodologia de ensino; tecnologias da informação e comunicação.

 

Referências

Diesel, A., Baldez, A. L. S., & Martins, S. N. (2017). Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, 14(1), 268-288. https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404