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O Python e o desenvolvimento do pensamento computacional

Raul Aparício Gonçalves

prof.raulaparicio@gmail.com

ccTIC Univ. Minho – Braga

 

O conceito de pensamento computacional, relacionado com a resolução de problemas suscetíveis de serem traduzidos numa linguagem de programação, está a generalizar-se, desde que foram publicadas as “Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática” e as consequentes Aprendizagens Essenciais.

Nesta sessão prática pretende-se partir de situações problemáticas enquadradas neste tipo de conceito e avançar para o seu desenvolvimento numa linguagem de programação, o Python. É a mais utilizada no mundo e com características que a tornam a mais aconselhável para a utilização no ensino secundário. É, por exemplo, obrigatória nos programas franceses de matemática e de Física e Química e neste momento já faz parte das principais calculadoras gráficas utilizadas pelos nossos alunos em Portugal. Foi aliás já anunciado que será também esta linguagem que constará nas aprendizagens essenciais do ensino secundário, que ainda não foram tornadas públicas.

Será utilizado o software de computador das calculadoras gráficas mais utilizadas em Portugal. Não é necessário conhecê-lo, nem estas calculadoras. Só o Pytho e os aspetos mais básicos serão utilizados.

Destinatários: Professores do 3º CEB e do ES (G500 e G510)

Número máximo de participantes: 20

Requisitos necessários para a participação:

  • Computador;
  • acesso à Internet;
  • Os participantes devem instalar previamente o software TI-Nspire, descarregando de http://education.ti.com/go/64. É uma versão de 90 dias, mas na sessão direi como passar a vitalícia, gratuitamente.