Menu Fechar

Os recursos tecnológicos e ferramentas digitais como auxiliares no processo ensino e aprendizagem no 1.º ciclo

Patrícia Alexandra Rodrigues Marques

professorapatriciamarques@gmail.com

 

Tenho vindo a desempenhar um apoio de proximidade na Promoção do Sucesso Escolar dos alunos, promovendo e desenvolvendo a utilização de recursos tecnológicos e ferramentas digitais. Neste sentido, no 1.º ciclo EB, desenvolvi e promovi atividades diversas de cariz educativo e pedagógico, incidindo principalmente na promoção da leitura e da escrita, mas também na estimulação e no desenvolvimento de competências digitais, no desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades em Ambientes Educativos de Aprendizagem Digitais, a Programação e a Robótica, com o envolvimento em concursos e iniciativas nacionais, a exemplo: no concurso “Conta-nos uma história!”, dinamizado pelo Ministério da Educação (ME) e com a participação ativa dos alunos no evento nacional Code Week.

Com os alunos dos 3.º e 4.º anos, desenvolvi um projeto intitulado: “Os recursos tecnológicos e ferramentas digitais como auxiliares no processo ensino e aprendizagem”. As atividades passaram por várias fases e foram utilizados diversos recursos tecnológicos e ferramentas digitais, sempre na estimulação e no desenvolvimento de competências digitais, no desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades em Ambientes Educativos de Aprendizagem Digitais e outras iniciativas de enorme valor, como a Programação e a Robótica. Participaram ativamente no evento nacional Code Week.

 

Atividades desenvolvidas com os alunos do 3.º e 4.º anos

Atividades do 1.º e 2.º anos