Menu Fechar

Práticas de avaliação formativa com recurso à plataforma online Mentimeter e ao software educativo Quizizz

Francisco Cristóvão

franciscojmcristovao@hotmail.com

 

Esta proposta de comunicação tem como objetivo apresentar as potencialidades e os desafios do uso da plataforma online Mentimeter e do software educativo Quizizz nas práticas de avaliação formativa. Focar-nos-emos na experiência de uma docente portuguesa do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Inserido num estudo mais amplo respeitante a um projeto de Doutoramento em Ciências da Educação da Universidade do Minho, este trabalho pretende dar a conhecer, também, estratégias e atividades didáticas a desenvolver na sala de aula presencial e online, numa lógica de valorização das TIC ao serviço da educação.

 

Referências bibliográficas

Alves, M. P. (2004). Currículo e avaliação. Uma perspetiva integrada. Porto: Porto Editora.

Araújo, I., & Carvalho, A. A. (2018). Gamificação no ensino: casos bem-sucedidos. Revista Observatório, 4(4), 246-283.

Araújo, I., & Marques, C. G. (2018). Gamification: Tarefas mais envolventes e motivadoras. In A. A. Carvalho, J. P. Pons, C. G. Marques, S. Cruz, A. Moura, I. L. Santos, & D. Guimarães, (Orgs.), Atas do 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (pp. 7777-796). Coimbra: CEIS20. http://hdl.handle.net/10316/48542