Carla Maia; Alexandre Torres; Marco Bento; José Alberto Lencastre; Celestino Magalhães; Sara Cruz
crmaia1075@gmail.com; alexandretorres1975@gmail.com; marcobento@esec.pt; jlencastre@ie.uminho.pt; celestino.magalhaes@gmail.com; sara.acruz@gmail.com
Neste projeto os alunos viram ao seu ritmo o vídeo https://vimeo.com/3691184, para posteriormente, ser explorado.
Após a interpretação da obra, foi feita uma conexão com os conteúdos a serem explorados em Estudo do Meio.
Foi feita a partilha com os alunos de alguns recursos da Escola Virtual sobre os relevos de Portugal. O objetivo era escolherem um local em Portugal onde esta história se poderia ter passado e registar no mural do projeto, permitindo a descoberta no processo de aprendizagem.
A tarefa seguinte retoma a visualização de conteúdos predefinidos para completarem um esquema resumo sobre os rios de Portugal. Cada aluno regista no mural o nome do rio onde o Menino foi buscar a água para alimentar a Flor.
Através da APP Google Earth a turma visualiza em tempo real onde a história se passou. Também foi possível visualizarem as suas opções de escolha e onde a história se poderia ter passado.
A tarefa seguinte implicou os alunos na resolução do problema de ajudar a regar as flores, como tal construíram vários robôs, projetando cada um deles, planificando e recolhendo materiais para a sua construção.
Os alunos, em grupo, realizaram as experiências e assim tiraram as suas conclusões. Todo o processo foi orientado pela professora, mas a organização foi do grupo. Realizaram-se apresentações e debates sobre cada escolha. Ainda construíram uma flor em origami, na qual o seu caule era o projeto realizado durante as 4 semanas.
Evidências: https://photos.app.goo.gl/UzvBvg5cgqKS2p7h6
Autores do artigo: Carla Maia, Marco Bento, José Alberto Lencastre, Alexandre Torres, Celestino Magalhães e Sara Cruz