Menu Fechar

Robótica no 1.º ciclo – Atividades de exploração com robôs no âmbito da Oferta Complementar “Cruzar Olhares por Setúbal”

João Grácio; Vera Passarinho

joaogracio@gmail.com; verapassarinho1@gmail.com

 

A presente comunicação reflete o trabalho realizado no âmbito de um projeto de Robótica, posto em prática em 13 turmas do 2.º ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas Luísa Todi.

O projeto, com início em outubro de 2020, assentou em alguns objetivos: i) promover a dinamização de projetos que envolvam a programação e a robótica em contexto educativo; ii) levar os professores a compreender a possibilidade de adequar atividades envolvendo a programação, a robótica e as diferentes áreas curriculares; iii) levar os professores a refletir sobre a necessidade de planear práticas pedagógicas, com recurso a metodologias de trabalho por projeto, estratégias diversificadas e modalidades de avaliação; iv) promover, em contexto de sala de aula/escolar, a realização de atividades interativas e colaborativas, promotoras da criatividade e que desenvolvam o pensamento computacional.

Num primeiro momento, desenvolvemos uma ACD, onde foi apresentado o projeto e  refletimos sobre algumas temáticas. Após esta ação, cada turma experienciou uma atividade de programação de um robô e ficou lançado o desafio para que desenvolvessem outras.

Finalizamos o projeto com uma ACD, na qual foi feita a partilha das atividades desenvolvidas, a respetiva avaliação e um balanço do futuro do projeto.

 

Referências bibliográficas:

Resnick, M. (2003). Playful Learning and Creative Societies. Education Update online, February 2003. Em http://www.educationupdate.com/archives/2003/feb03/issue/child_playfullrng.html