Menu Fechar

Sistema Interativo de Monitorização das Aprendizagens – SIMA

Nancy Silva*; Bruno Conde*; Luís Pinheiro**
nancysilva@ccems.pt; brunoconde@ccems.pt; luispinheiro@ccems.pt
ccTIC Entre Mar e Serra – Leiria

 

A avaliação das aprendizagens e a decorrente promoção do sucesso educativo é um assunto com que os professores muito se debatem e que, recentemente, a tutela colocou na ordem do dia. Como avaliar para promover o sucesso? Como dar feedback das aprendizagens em tempo útil? O trabalho desenvolvido pelo CCEMS no âmbito do projeto “Avaliação interativa em Tempo Real” levou a concluir que os Sistemas de Resposta Interativa são uma possível resposta às questões colocadas. Estas ferramentas potenciam um maior envolvimento e motivação dos alunos e possibilitam ao professor monitorizar as aprendizagens em tempo real, verificando-se uma maior eficiência nos processos de aprendizagem. Mas, como recorrer a estas ferramentas quando a Internet falha? Foi esta dificuldade, transversal às escolas portuguesas, que motivou o desenvolvimento, pelo CCEMS , da aplicação Sistema Interativo de Monitorização das Aprendizagens (SIMA), que se destaca das ferramentas similares por, entre outras funcionalidades, permitir a utilização de dispositivos móveis sem exigir ligação à Internet. No contexto de ensino à distância foi desenvolvida uma plataforma congénere homónima.

Neste workshop, serão exploradas a aplicação e a plataforma SIMA.

 

Número máximo de participantes: 40

Requisitos necessários para a participação:

  • Computador;
  • acesso à Internet;

 

 

* Desenvolvimento de recursos, implementação e testagem

** Desenho e programação da SIMA

 

Bruno Conde é Licenciado em Ensino da Física e Química pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, mestrando em Utilização Pedagógica das TIC na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, docente de Física e Química no Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, em Leiria e desempenha funções no Centro de Competência TIC Entre Mar e Serra (ERTE/DGE).

 

Nancy Luis da Silva é licenciada em Engenharia Informática (ramo de Sistemas de Informação) pelo Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria e Profissionalizada em Serviço pela Escola Superior de Educação de Leiria. É formadora pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua desde 2010 na área e domínio C15 – Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da Informática). Docente do grupo 550 – Informática, encontra-se desde 2017 a exercer funções na ERTE(DGE)/CCEMS (Equipa de Recursos e Tecnologias
Educativas – Direção Geral da Educação / Centro de Competência Entre Mar e Serra – Leiria).