Albino Junior*; Sani Silva**
alsjunior@uepg.br; sani@utfpr.edu.br
(ccTIC ESE/IP de Bragança)
O webinar “Tecnologias assistivas e acessibilidade virtual” tem como objetivo desenvolver a formação de professores para o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Tecnologia Assistiva, como recursos pedagógicos e de acessibilidade em ambientes virtuais.
Neste webinar abordaremos os conceitos teóricos sobre acessibilidade e acessibilidade na web, os benefícios com uma web acessível, além de discutirmos o acesso da pessoa com deficiência e a utilização de tecnologias assistivas com a apresentação de algumas práticas de web acessível.
Assim, dividiremos o webinar em três partes.
- Na primeira parte: Conceitos teóricos sobre acessibilidade e acessibilidade na web, benefícios com uma web acessível. Iremos fornecer informações básicas sobre acessibilidade na Web e prover subsídio para melhora na sua prática profissional, na elaboração de disciplinas e atividades acessíveis, além de realizar uma reflexão sobre a importância do tema em meio a pandemia da COVID-19 e suas implicações;
- Na segunda parte: Acesso da Pessoa com Deficiência e Tecnologia Assistiva, apresentaremos e discutiremos as principais barreiras que pessoas com deficiência, pessoas idosas ou com alguma limitação encontram ao utilizar a Web, bem como apresentar algumas tecnologias assistivas;
- Na terceira parte: Práticas web acessíveis, exemplos de tecnologia assistiva, aprenderemos os conceitos básicos de desenvolvimento de conteúdo Web mais acessível, seguindo os Padrões Web da W3C – World Wide Web.
Número máximo de participantes: 100
Requisitos necessários para a participação:
- Computador;
- acesso à Internet;
* Albino Szesz Junior é Doutor em Ensino Ciência e Tecnologia – UTFPR (2021). Mestre em Computação Aplicada – UEPG (2015). Especialista em Mídias na Educação pela UNICENTRO (2015). Bacharel em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (2012). Professor e consultor técnico na área de computação e educação.
** Sani de Carvalho Rutz da Silva é Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Matemática Aplicada e Doutora em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, PR, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência.
Editora-chefe da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (RBECT).