Menu Fechar

TIC na Bo@… Água

Ana Pereira, Armindo Serra, Fátima Nave; João Reigado

prof.ana.pereira@aeboaagua.org; prof.armindo.serra@aeboaagua.org; prof.fatima.nave@aeboaagua.org; prof.joao.reigado@aeboaagua.org

Agrupamento de Escolas da Boa Água

 

O contexto pautado pela globalização, as mudanças constantes, a imprevisibilidade no mundo do trabalho e o acesso privilegiado à informação tem vindo a afetar a relação dos jovens com a escola. Esta escola, ainda muito marcada pela massificação e homogeneidade, deixou de responder às exigências do mundo atual e de se adequar às expectativas dos alunos, os quais são cidadãos de uma era digital.

É neste âmbito que se insere o projeto desenvolvido no Agrupamento de Escolas da Boa Água, espelhado no seu Plano de Inovação, no qual se rompem os laços com a escola dita “tradicional” para dar lugar a uma escola em que o aluno está no centro do processo de ensino e aprendizagem, que tem voz no seu percurso, um aluno criativo, autónomo e crítico que desenvolva as competências necessárias para enfrentar as exigências do futuro e tornar-se num cidadão consciente e ativo.

Nesta apresentação, pretende-se perceber quais as mudanças operadas na sala de aula para uma escola na qual o aluno tenha oportunidade de crescer e aprender feliz e de que forma as TIC são aliadas e promotoras de um ensino cada vez mais ativo, interativo, motivador e impulsionadoras de uma gestão mais democrática.

“Se é verdade que nenhuma tecnologia poderá jamais transformar a realidade do sistema educativo, as tecnologias de informação e comunicação trazem dentro de si uma nova possibilidade: a de poder confiar realmente a todos os alunos a responsabilidade das suas aprendizagens”. (Carrier, 1998)