Aprendizagem social e emocional nos projetos eTwinning

Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Seia

Por  Maria de Fátima Silva, Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia de Carvalho

Aprender a fazer, aprender sobre e com o outro, refletir sobre as nossas ações são dinâmicas que promovem a aprendizagem social e emocional de todos nós. Em contexto de projetos eTwinning, os nossos alunos desenvolvem atividades utilizando ferramentas de trabalho colaborativo, pelo que é fundamental que percebam a importância destas dinâmicas na sua aprendizagem ao longo da vida.
Como promover o desenvolvimento destas competências através de diálogos interativos na educação para a interculturalidade no âmbito dos projetos eTwinning? Esta é a partilha que gostaria de fazer no âmbito dos projetos eTwinning “Growing up… with Nature” e “Biodiversity in our schools”.

Poortvliet, et al., (2019), Improving social and emotional learning in primary schools: Guidance report
https://www.eif.org.uk/resource/improving-social-and-emotional-learning-in-primary-schools-guidance-report
https://digital.dge.mec.pt/sites/default/files/documents/2021/43-b736cbd1abc1a2fd7db54b52b259f2f5.pdf
https://eurocid.mne.gov.pt/artigos/competencias-na-uniao-europeia