TIC@PORTUGAL'23
0
JULHO
20 0

PÓSTER

A realização do TIC@Portugal tem como objetivo juntar professores, educadores e investigadores para uma reflexão sobre as práticas do uso das TIC na Educação. 

Este ano decidimos voltar a apostar na apresentação de pósteres, que não só muito enriquecem o evento em termos informativos e em potencial reforço da rede de participantes com as trocas de ideias a seu pretexto, como deixam um registo mais rico para memória futura… E vamos fazê-lo de forma combinada com a homenagem que não podíamos deixar de fazer a dois colegas prematuramente desaparecidos e que, para além do seu papel relevante na Educação Digital em Portugal, militaram nos órgãos sociais da EDUCOM: o Prof. Doutor José Luís Ramos da Universidade de Évora e o Doutor Fernando Egídio Reis do Agrupamento de Escolas de Cacilhas. Assim sendo, o testemunho mais relevante enquanto Práticas digitais significativas com alunos  nas escolas do 1.º ciclo, receberá o Diploma Professor José Luís Ramos; e o depoimento mais significativo subordinado ao Uso significativo das TIC em gestão escolar na transição digital, o Diploma Doutor Fernando Egídio Reis – estamos a procura associar parceiros a esta iniciativa de modo a configurar a mesma da forma mais substantiva possível.

A identificação dos pósteres laureados estará a cargo de uma comissão constituída pela EDUCOM para o efeito.

COMO PODEREI APRESENTAR UM PÓSTER?

Cada participante poderá apresentar um Póster de acordo com as informações abaixo:

Diploma José Luís Ramos
Tema: Práticas digitais significativas com alunos  nas escolas do 1.º ciclo

Diploma Fernando Egídio Reis
Tema: Uso significativo das TIC em gestão escolar na transição digital

Os Pósteres submetidos serão disponibilizados ao público por publicação online nesta plataforma.

Independentemente do local de inscrição, a sua apresentação (15 min. + 5 min. de discussão) decorrerá também online numa sala de videoconferência Zoom, no período da manhã, entre as 11h15 e as 12h45 – consultar programa

Práticas digitais significativas com alunos nas escolas do 1.º ciclo

Com recurso ao modelo disponibilizado abaixo, em formato PowerPoint, e que poderá ser adaptado e personalizado por cada professor ou conjunto de professores, deverá ser construído um Póster onde explicite uma ou mais práticas educativas com alunos no 1.º ciclo em que a utilização das tecnologias digitais integre o processo. No Póster serão apresentadas informações relativas à prática: tema, objetivos, estratégias, produtos resultantes, impactos ou outras informações consideradas relevantes.

Uso significativo das TIC em gestão escolar na transição digital

Com recurso ao modelo disponibilizado abaixo, em formato PowerPoint, e que poderá ser adaptado e personalizado, cada equipa de desenvolvimento digital ou escola deverá conceber um Póster onde explicite, no âmbito da implementação do Plano de Ação e Desenvolvimento Digital da Escola – PADDE, o trabalho desenvolvido para a transição digital da escola, nomeadamente as iniciativas desenvolvidas, as estratégias implementadas, os resultados obtidos ou outras informações consideradas relevantes.

As submissões deverão ser enviadas através de formulário e serão apreciadas pela organização quanto à pertinência da partilha e a conformidade com o modelo solicitado, não se realizando avaliação científica das mesmas.

A data limite para submissão de pósteres é 25 de junho de 2023.

A comissão organizadora informará, por email, sobre a aceitação do póster até ao dia 26 de Junho de 2023 e posteriormente informará sobre a respetiva distribuição pelas diversas salas de videoconferência.

Acreditação do Encontro
Todos os participantes receberão um certificado de participação.
A certificação como Ação de Curta Duração (ACD), num total de 6h, será emitida por solicitação do próprio no formulário final de avaliação – que será enviado no final do Encontro por email e implica participação em todos os momentos do encontro: Abertura, Conferência, Comunicações, Sessões práticas e Encerramento.

Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas por email: [email protected] ou por telefone: 96 73 01 886 – David Costa; 96 50 28 719 – Vítor Godinho