TIC@PORTUGAL'23
0
JULHO
20 0

COMUNICAÇÕES

A realização do TIC@Portugal tem como objetivo juntar professores, educadores e investigadores para uma reflexão sobre as práticas do uso das TIC na Educação. Pretende ouvir os educadores e professores que no terreno usam as TIC, através da apresentação do seu trabalho. É uma oportunidade para se divulgar e debater a utilização das TIC nos processos de ensino e de aprendizagem.

COMO PODEREI APRESENTAR UMA COMUNICAÇÃO?

Cada participante poderá apresentar uma ou mais comunicações de acordo com as tipologias abaixo (Flash ou Convencional).

O Encontro vai decorrer em vários locais em simultâneo, pelo que terá de escolher previamente onde deseja apresentar o trabalho e preencher o formulário correspondente com o resumo da comunicação.

Só os participantes que se inscrevem na modalidade online poderão realizar as suas comunicações também online. Sendo que as vagas (limitadas) destinam-se preferencialmente a participantes fora de Portugal ou a participantes distantes dos locais onde se realiza o TIC@PT’23 com presença física: Faro, Monte de Caparica, Coimbra, Santarém, Setúbal e Seia.

No período da manhã do dia do TIC@PT haverá um momento dedicado à apresentação das comunicações, entre as 11h15 e as 12h45 – consultar programa

Modelo de apresentação sugerido: MODELO DE APRESENTAÇÃO

Cada comunicador escolherá a modalidade de participação de acordo com as opções disponíveis abaixo.

COMUNICAÇÃO FLASH

Em 5 minutos de apresentação, pressupõe a partilha de experiências TIC em contexto educativo. O resumo deverá indicar o título e um parágrafo, com um máximo de 350 caracteres, a descrever a partilha. Esta modalidade de comunicação não pressupõe discussão com os restantes participantes.

COMUNICAÇÃO CONVENCIONAL

Em 15 minutos de apresentação mais 5 de discussão, pressupõe a partilha de metodologias, atividades, ferramentas ou estratégias recorrendo às TIC no âmbito da atividade docente. Sugere-se a partilha dos produtos resultantes das atividades desenvolvidas com os alunos, as mais-valias para o processo de ensino e aprendizagem e os constrangimentos, se os houver.

Modelo de apresentação sugerido: MODELO DE APRESENTAÇÃO

As submissões serão apreciadas pela organização quanto à pertinência da partilha e a conformidade com o modelo solicitado, não se realizando avaliação científica das mesmas.

A data limite para submissão de comunicações é a 20 de junho de 2023.

A comissão organizadora informará, por email, sobre a aceitação da comunicação até ao dia 25 de Junho de 2023 e posteriormente informará sobre a respetiva distribuição pelos diversos locais ou salas de videoconferência.

Acreditação do Encontro
Todos os participantes receberão um certificado de participação.
A certificação como Ação de Curta Duração (ACD), num total de 6h, será emitida por solicitação do próprio no formulário final de avaliação – que será enviado no final do Encontro por email e implica participação em todos os momentos do encontro: Abertura, Conferência, Comunicações, Sessões práticas e Encerramento.

Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas por email: tic.portugal@educom.pt ou por telefone: 96 73 01 886 – David Costa; 96 50 28 719 – Vítor Godinho