Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Seia
Por Abel Ribeiro, Nuno Machado, João Rosa e Matias Batista, Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação
O projeto History Blocks surge na sequência da unidade didática sobre o Património Imaterial Português e da vontade/ necessidade de aquisição de aprendizagens com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), numa perspetiva do desenvolvimento crítico e do trabalho colaborativo a incrementar nos nossos alunos.
O projeto foi adaptado para a disciplina de Educação Visual (EV), a partir da atividade homónima promovida pela Microsoft, através do ambiente virtual do Minecraft Education, aliando-se Aprendizagens Essenciais com a gamificação tão presente no dia a dia dos nossos alunos.
Percebendo-se que a introdução das TIC é uma ferramenta cada vez mais presente no contexto de aula, por norma como auxiliares, neste projeto foram encaradas como essenciais ao desenvolvimento das tarefas elencadas e na comunicação entre pares.
Apostou-se no trabalho interdisciplinar com as disciplinas de Português, Apoio ao Estudo e Oficina de Arte, sempre em articulação e supervisão de EV.
O projeto assentou no Método de Resolução de Problemas, em que ao longo do mesmo foram produzidos debates em sala de aula, utilizados guiões, inquéritos e a criação de um portefólio digital na plataforma Microsoft Teams. Para a apresentação e divulgação do projeto usou-se a aplicação CapCut, a plataforma Genially e realizou-se um objeto gráfico com informação a disponibilizar através de QR Code para distribuição junto da comunidade educativa.
O projeto foi realizado no âmbito da realização da Prática de Ensino Supervisionada III, pelo aluno Abel Saraiva, mestrando do curso em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, da ESEV, Instituto Politécnico de Viseu.