Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Faro
Por Patrícia Alexandra Luísa Viegas, Jardim-Escola João de Deus de Faro
O presente estudo decorreu durante a Prática de Ensino Supervisionada, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB da Universidade do Algarve, no ano letivo de 2021/22.
A amostra desta investigação foi uma turma do 5.º ano de uma instituição pública que continha nove alunos(as) que beneficiavam de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, de acordo com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 06 de julho, republicado pela Lei 116/2019, de 13 de setembro. Objetivou-se indagar de que forma os contextos digitais de aprendizagem, utilizados nas aulas de Ciências Naturais do 5.º ano do 2.º CEB, favorecem a inclusão educativa.
De acordo com as questões de investigação e os objetivos definidos, os dados foram recolhidos através de observação participante, de notas de campo, de inquéritos por entrevista e de inquéritos por questionário.
A análise dos dados permitiu compreender que a utilização de recursos digitais para a implementação de atividades práticas em Ciências, possibilita adequar as estratégias didáticas à diversidade e necessidades da turma, o que contribui para: a motivação; o envolvimento nas tarefas; uma aprendizagem mais atrativa e significativa; o gosto pela área das Ciências; a aquisição de competências de trabalho cooperativo; o aperfeiçoamento das técnicas laboratoriais; e a compreensão e clareza dos conteúdos, sendo estes fatores conducentes à inclusão de todos(as) os(as) discentes.