Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Setúbal
Por Paulo Jorge Nogueira Torcato, Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide
Na era digital, as competências de programação são um requisito essencial. A introdução da programação num contexto interdisciplinar contribui para a melhoria das aprendizagens e para a aquisição de competências do século XXI por parte dos alunos. A nova realidade, das salas de aula, leva ao surgimento de novos ambientes e novas estratégias de aprendizagem. “A robótica educativa é cada vez mais vista como uma estratégia de aprendizagem capaz de promover a autoaprendizagem e envolver professores e alunos em atividades de investigação científica. Valoriza o trabalho cooperativo, a interdisciplinaridade e a capacidade de resolução de problemas. Motiva os alunos, estimula a criatividade e o pensamento crítico. O aluno procura soluções para os problemas, constrói e reinventa (Passerino & Possamai, 2005).
Apresentamos várias atividades com recurso à programação e à robótica realizadas em turmas do 7.º ao 9.º ano de uma escola portuguesa. Foram trabalhados vários temas, nomeadamente: Construção de polígonos regulares, determinação experimental do raio de uma roda e proporcionalidade direta. Posteriormente, os alunos refletiram sobre os resultados obtidos e, em cada turma, foi realizado um debate para explicar e justificar os resultados e tirar conclusões.
Referências:
Funchal Passerino, L. & Possamai, C. (2005). O processo de cooperação e resolução de problemas apoiado pela robótica educacional com adolescentes, (pp. 1324-1333)