Metodologia 3…2…1

Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Monte de Caparica

Por Vítor Girão Bastos, Colégio Vasco da Gama/AE Ibn Mucana

Princípios

A metodologia 3…2…1, assenta em princípios construtivistas da aprendizagem. Considerando que a aprendizagem é sociocultural (Vygostky) e que deve ser significativa (Ausubel), desenhou-se uma metodologia na qual os alunos assumem um papel ativo na construção do seu conhecimento. Implementam-se atividades e estratégias que promovem a descoberta, quer pela investigação, pela participação através de intervenções na sala de aula, pela realização de trabalhos individuais ou atividades grupo (Bidarra e Festas, 2005). Quanto ao professor, este deve assumir um papel de mediador, podendo assumir uma certa diretividade sempre que se justifique. Os alunos trabalham numa primeira fase em grupos de 3, depois a pares (2) e, por fim, individualmente (1).

Objetivos

  • promoção da autonomia (aprendizagem autorregulada);
  • promoção da criatividade;
  • desenvolvimento da capacidade de colaboração;
  • desenvolvimento da capacidade de transformar informação em conhecimento através da pesquisa;
  • aprender a aprender.

Referência:
Bidarra, M. G., & Festas, M. I. (2005). Construtivismo(s): Implicações e interpretações educativas. Revista Portuguesa de Pedagogia, 39(2), 177-195.