Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Santarém
Por Maria Alice de Carvalho Dias, Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado – Santarém
No contexto da disciplina de Português Língua Não Materna [PLNM], apresenta-se abordagem de aprendizagem ativa que contribui para a promoção de diferentes áreas de competências, com o desenvolvimento de literacias múltiplas. Tendo como público-alvo um grupo heterogéneo, com posicionamento nos níveis de proficiência A1 e A2, em diferentes fases de adaptação/aprendizagem, conciliaram-se conceitos-chave com a abordagem intercultural, numa partilha de saberes e experiências promotoras da integração na comunidade escolar e na sociedade. Beneficiou-se da articulação com grupo em mobilidade Erasmus+ KA1 – “Job Shadowing” e com o Departamento de Educação Especial do AE Dr. Ginestal Machado.
O aluno é protagonista e mentor da abordagem aos temas da religião e da cultura em cenário de aprendizagem que permitiu a criação de visita virtual ao Centro Histórico de Santarém, construção de desdobrável em formato Origami-Rosácea do Gótico, com recurso a ferramentas digitais e tradução da informação em Português, Inglês, Bengali e Hindi.
Referências Bibliográficas
- CARDOSO, Inês. “Experiências didáticas em PLNM: discutindo vias de promoção de (des)envolvimento na escrita”. American Organization of Teachers of Portuguese, 2017.
- ELLIS, R (2005) Principles of Instructed Language Learning. System 33: 209 224.
- SELINKER, L. (1972) Interlanguage. IRALLT, 10(3): 209-231.
- Guidebook – Design de cenários de aprendizagem URL http://ftelab.ie.ulisboa.pt/tel/gbook/ acedido a 24/02/23.