Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Online
Por Alexandre Torres, Associação Nacional de Professores & Externato Santa Joana e e Sara Cruz, Externato Santa Joana
A integração dos ambientes imersivos e do Chat GPT na educação tem suscitado o interesse dos professores. A utilização de ambientes imersivos permitem envolver os alunos em experiências de aprendizagem imersivas e envolventes levando-os a explorar e interagir com os conteúdos curriculares de maneira diferente da habitual. A utilização destes ambientes promove uma aprendizagem ativa pelos alunos, estimula a criatividade e a resolução de problemas. A utilização do Chat GPT pode melhorar a eficiência do trabalho do professor, permitindo aos professores economizar tempo e concentrar-se em atividades que exigem uma maior interação humana. Fornecendo-lhes tempo para planear atividades de ensino mais complexas e desafiadoras para os seus alunos.
Este estudo teve como objetivo investigar a perceção dos professores que frequentaram ações de curta duração em relação à integração de ambientes imersivos de aprendizagem e do chat GTP na sua prática de trabalho docente. Ao longo da formação adotou-se uma metodologia de Explore First. Envolvemos 74 professores de diferentes áreas disciplinares e níveis de ensino que realizaram um questionário inicial e um questionário final.
Os resultados mostram que os professores são recetivos à integração do Chat GPT no seu trabalho docente e vêm vantagens à sua utilização. Os resultados mostram também que os professores são recetivos ao uso de ambientes imersivos mas reconhecem desconhecer como utilizar pedagogicamente esse recurso.