A autorregulação das aprendizagens através da ferramenta digital “Socrative” rumo ao sucesso dos alunos

Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Seia

Por Cláudia Margarida Barreto Recacho Gomes, Agrupamento de Escolas de São João da Pesqueira

O processo ensino aprendizagem, cada vez mais deve ser centrado no aluno, respeitando o seu ritmo de aprendizagem. O feedback instantâneo às tarefas por si desenvolvidas, permite melhorar as suas aprendizagens. Deste modo, as ferramentas digitais são uma mais-valia no respeito pelo ritmo do aluno, na possibilidade de a curto prazo ou em instantes seguintes à submissão das respostas do aluno, o mesmo obter feedback e poder voltar a fazer melhorando nas aprendizagens que correram menos bem. Existem diferentes ferramentas digitais com essa possibilidade mas “Socrative” é uma das que aplico mais frequentemente, com os meus alunos, uma vez que também permite um modo de gamificação, levando a um maior envolvimento por parte dos alunos e fá-los “competir”, de forma saudável, por melhores resultados, individualmente ou em equipa.
Esta ferramenta é de fácil utilização quer como professor, em termos de produtor de conteúdo, quer como alunos como utilizadores, não sendo necessário por parte do aluno registo de conta, o que simplifica principalmente em alunos de primeiro ciclo. Os alunos têm acesso à atividade por um código de sala. Durante a atividade que poderá ser síncrona ou assíncrona. É possível ao professor acompanhar o desempenho dos alunos, mesmo antes deste submeter as respostas. No final permite gerar em ficheiros “.pdf”, por aluno, resumo de resultados por pergunta/turma, bem como a exportação para Excel, possibilitando a interligação com outras plataformas LMS.