A avaliação das aprendizagens dos alunos sem necessidade de utilizarem o telemóvel

Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Seia

Por Cláudia Margarida Barreto Recacho Gomes, Agrupamento de Escolas de São João da Pesqueira

Um momento importante no processo de ensino aprendizagem é o momento da avaliação. Existem diferentes ferramentas digitais que permitem avaliar as aprendizagens, assim como, facilitam o feedback aos alunos por parte do professor. No entanto, a maioria das ferramentas/plataformas exige o uso de tablet, telemóvel ou computador por parte dos alunos. Plickers é uma ferramenta alternativa que dispensa o uso de meio tecnológico por parte dos alunos, vantagem na sua implementação principalmente em meios mais desfavorecidos ou idades menores, por exemplo pré escolar e 1.º ciclo, que muitas vezes não possuem telemóvel. Os alunos respondem às perguntas que são projetadas, utilizando um cartão tipo “QRcode”, correspondendo a posição do cartão à seleção específica da opção. Só é necessário o telemóvel do professor para através da câmara, fazer o reconhecimento/leitura do código do cartão. A ferramenta gera ficheiro no formato “.pdf” por aluno/turma bem como ficheiro estatístico por pergunta, o que nos permite visualizar as aprendizagens em que os alunos apresentam maiores dificuldades e que há necessidade de voltar a trabalhar. Ao longo do ano letivo, as atividades que são desenvolvidas/realizadas nesta ferramenta, por turma, a ferramenta Plickers vai fazendo a média das atividades desenvolvidas por cada aluno, permitindo o feedback da evolução do aluno.