A ousadia da criatividade – O Modernismo, Fernando Pessoa e Almada Negreiros DAC para uma estratégia colaborativa e interdisciplinar de aprendizagens e de desenvolvimento de competências transversais

Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Seia

Por Maria Elisa Branquinho; Maria Helena Mendes e Sérgio Leitão, Agrupamento de Escolas de Seia

O Modernismo, comum ao alinhamento temático das aprendizagens essenciais de Português e de História A, convocou naturalmente a articulação curricular entre as duas disciplinas, antevendo-se, desde logo, o incontornável contributo de Desenho A, na expressão criativa deste movimento artístico. Este projeto procurou também proporcionar a oportunidade para desenvolver algumas das competências do PASEO, mobilizando duas turmas do 12º ano (Humanidades e Artes). Assim, num primeiro momento, realizaram-se aulas colaborativas entre Português e História A para abordagem do contexto histórico-cultural do Modernismo, das transformações das primeiras décadas do século XX, das mutações nos comportamentos e na cultura, com particular incidência no movimento de vanguarda em Portugal nas diferentes vertentes artísticas. Nas aulas de Português, a propósito de Fernando Pessoa, foi trabalhada a questão dos temas modernistas, da ousadia criativa e do fingimento artístico. Em Desenho A, foram produzidos trabalhos criativos, inspirados no modernista Almada Negreiros. Em Português, a rematar toda a experiência modernista, foram produzidos textos colaborativos, inspirados nos trabalhos criativos dos colegas de Artes. Na execução, divulgação e avaliação do projeto foram utilizadas várias ferramentas digitais.