Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Seia
Por Teresa Fernando, AE Dr. Guilherme Correia de Carvalho, Seia
O papel atribuído aos sistemas educativos na promoção da equidade no acesso e fruição da educação e aprendizagem são traços inquestionáveis que caraterizam as sociedades modernas, sobressaindo a preocupação com a adequação dos paradigmas e ambientes educativos.
A afirmação deste pressuposto impõe à sociedade e à escola enormes desafios no sentido de garantir uma exigência de qualidade de ensino para todos os alunos. A melhoria das aprendizagens apresenta-se, deste modo, em estreita correlação com a reestruturação e flexibilização dos currículos e o reconhecimento de novas necessidades e competências inerentes ao desenvolvimento de ambientes educativos altamente motivadores e eficazes num ecossistema de educação digital.
É pacífica a ideia de que as escolas têm que apanhar o comboio da mudança tecnológica, que se impõe de forma acelerada em todos os domínios laborais e estruturais da sociedade. Para tal, afirma-se a imperiosa necessidade de requalificação de espaços, equipamentos e acessibilidades digitais, na hierarquia de prioridades de gestão.
Neste contexto, apresentarei alguns dados sobre os processos desenvolvidos pelas Equipas de Desenvolvimento Digital/ Agrupamentos de Escolas/ CFAE Guarda 1, com impacto em três dimensões essenciais: organizacional, pedagógica e tecnológica.