Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Coimbra
Por Marco Bento – Escola Superior de Educação de Coimbra, Celestino Magalhães – Instituto Piaget e José Alberto Lencastre – Instituto de Educação da Universidade do Minho
Com esta comunicação pretendemos refletir sobre os percursos formativos dos professores com a integração da tecnologia na Educação, incorporando aspetos recentes da realidade virtual e aumentada. Apoiar os alunos, independentemente, das suas capacidades, é um compromisso ético e profissional inegável, o que representa um enorme desafio para a escola. Urge criar ambientes seguros e estimulantes nas escolas, para que o diálogo, a reflexão e a partilha orientem os professores para a inclusão, incorporando os desafios da diversidade humana e ambiental. A inclusão em contexto educativo de tecnologia pode proporcionar um enriquecimento pedagógico relevante para a aquisição de competências nas mais diversas áreas por parte dos alunos. Os dispositivos de realidade virtual e aumentada podem constituir-se como preciosas ferramentas de auxílio do trabalho pedagógico do professor, pois são equipamentos e recursos intuitivos e de fácil utilização, proporcionando uma autonomia de ação elevada e grande imersão na aprendizagem. Porém, é através da inovação pedagógica com a interação com o digital que construímos os novos ambientes educativos. É fundamental perceber que a utilização destes equipamentos conjugado com outras ferramentas podem gerar dinâmicas de aprendizagem potenciadoras de aprendizagem e novas dinâmicas em espaços físicos ou virtuais. O nosso propósito será o de partilhar um conjunto de experiências educativas imersivas com a realidade aumentada e virtual.