Português no ensino secundário, com recurso a metodologias ativas, em ambiente de ensino híbrido

Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Online

Por Laurinda Maria Mendes da Fonte Fernandes, AE Camilo Castelo Branco

Passada a pandemia, resta-nos tirar as ilações, positivas e negativas, em prol do processo de ensino-aprendizagem. Conhecendo as virtualidades da tecnologia na construção da aprendizagem discente e na relação pedagógica professor-aluno, afirma-se que o ensino híbrido, conjugando metodologias ativas e tecnologias digitais, será aquele que melhor desenvolve as competências do Perfil dos Alunos, incidindo na Autonomia e nos 4 CC. Esta modalidade permite aos alunos trabalharem dentro e fora da sala, mantendo a interação entre pares e com o professor. Assim se apresentam estratégias e ferramentas digitais, utilizadas no 11.º ano, para a abordagem da obra “0s Maias”, a saber: organização da turma em equipas, cenário de aprendizagem, rubrica de avaliação, Wakelet, Padlet e trabalhos dos alunos. Também se mostra a importância da familiaridade/normalidade com o digital, no sucesso das estratégias e dos desafios do século XXI. Numa perspetiva de investigação-ação crítica, relembramos a parceria e a corresponsabilidade professor-aluno no processo pedagógico, em que ambas as partes estão envolvidas na construção da aprendizagem, quer dos alunos quer do próprio docente que observa, analisa, reflete e ajusta as suas práticas educativas.

Referências
Fernandes, L. (2021) & Oliveira, L.R. (2021). Ensino híbrido “avant la lettre”, XII Conferência Internacional de TIC na Educação, Challenges 2021, Desafios do Digital: Livro de Atas, 517 – 523, Universidade do Minho, Braga. Portugal.