Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Monte de Caparica
por Diana Barros Leonardo e Ana Cristina Duarte Lopes, FCT-UNL
Esta comunicação visa evidenciar o potencial da introdução das tecnologias digitais (com foco no Scratch) com vista ao desenvolvimento das competências dos alunos, dando resposta às recomendações das Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática. Neste sentido, serão apresentadas algumas tarefas criadas no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática. Estas tarefas foram expostas aos alunos, aquando de uma experiência de prática pedagógica e na formação inicial de professores. Em ambos os casos, tiveram impacto positivo na motivação, tendo ajudado a consolidar conceitos e a melhorar as capacidades de abstração, enquanto incentivou os futuros professores de matemática a utilizar mais tecnologia noutros trabalhos do mestrado, bem como na sua prática letiva.
Numa era em que as tecnologias estão tão presentes na nossa vida, abordagens visuais, como o Scratch, captam a atenção dos alunos e permitem-lhes aumentar a sua literacia digital. No entanto, não se pretende criar programadores, mas sim, alunos capazes de pensar, resolver problemas usando programação visual e verificar soluções, através de depuração.
Dado o impacto positivo que a utilização da tecnologia pode ter no desenvolvimento e capacitação dos alunos, cabe-nos a nós, professores, motivar os colegas que desconhecem esta realidade sobre a sua potencialidade e impacto inclusivo, dando ênfase à matemática para todos.