Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Santarém
Por Cátia Liliana Pimenta Valéria, Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado
Nesta comunicação pretende-se dar palco ao cenário de aprendizagem desenhado e implementado nas aulas de Espanhol do ensino secundário sobre “Pioneers” – um excelente recurso da Europenana que celebra a contribuição histórica de oito mulheres inovadoras de destaque para o conhecimento humano e a cultura.
Alunos e docentes aprenderam sobre a Europeana e o seu valor acrescentado. Criaram-se biografias e outros produtos digitais, colaborativos e inclusivos, relacionados com a exposição sobre mulheres pioneiras, através da realização de tarefas comunicativas, fomentando competências estratégicas e interculturais e desenvolvendo habilidades de liderança, pensamento crítico, colaboração, comunicação e competências digitais.
Este cenário de aprendizagem baseou-se no Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de Julho, no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Despacho n.º 6478/2017, de 26 de Julho, nas Aprendizagens Essenciais Espanhol – Nível de Continuação -10.º ano, Despacho n.º 6605-A/2021, de 6 de Julho, e no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – QECR.